CONDUTORES E ISOLANTES

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO CONDUTORES E ISOLANTES
ÁREA DO CONHECIMENTO Física
CONTEÚDO Eletricidade; condutores e isolantes; corrente elétrica.
OBJETIVO(S)
 • Entender o que são condutores e isolantes elétricos.
• Classificar alguns materiais como condutores ou isolantes elétricos a partir da sua resposta à passagem da corrente elétrica.
DESCRIÇÃO
Condutores e isolantes de eletricidade fazem parte do nosso cotidiano. Os primeiros conduzem facilmente a corrente elétrica, contrariamente aos segundos, pelo fato de possuírem enormes quantidades de elétrons livres que atuarão como veículos de carga formadores da corrente. Uma pequena ddp é suficiente para produzir o movimento ordenado desses elétrons, que passam a fluir pelo fio condutor como a água através de um tubo. Nos isolantes isso não acontece pelo fato de seus elétrons estarem “presos”, isto é, fortemente ligados aos átomos do material. Este experimento visa classificar objetos em condutores ou isolantes, utilizando a passagem da corrente elétrica para tal fim. Para tanto, ligaremos uma lâmpada a uma pilha por meio do material em estudo: se ele for um bom condutor de eletricidade, a corrente elétrica fluirá e a lâmpada se acenderá. Materiais isolantes manterão a lâmpada apagada.
MATERIAIS
•Aproximadamente 10 cm de fio elétrico comum;
 •Uma pilha comum de 1.5 V;
• Uma lâmpada de lanterna (de preferência de 1.5 V);
 • Materiais de vários tipos: o Metais (pregos, arame, clipes, etc.); o Plásticos (réguas escolares, sacos de lixo, sacolas de supermercado, parte exterior de canetas, etc.); o Outros materiais (papel, vidro, madeira, papel alumínio, borrachas, pedras, etc.).
• Fita adesiva.

 PROCEDIMENTO
1. Descasque as pontas de dois pedaços de fios elétricos.
2. Usando fita adesiva, prenda uma das pontas de um pedaço de fio ao polo positivo da pilha (extremidade saliente).
3. A outra extremidade do fio deve ser presa à rosca da lâmpada por meio da fita adesiva.

4. Prenda uma ponta do outro pedaço de fio ao polo negativo da pilha (extremidade com uma depressão).
5. Encoste a extremidade livre do fio indicado no passo 4 ao ponto metálico existente na parte de baixo da lâmpada. Ela deverá acender.
6. Coloque agora a ponta do fio que está encostado na base da lâmpada sobre uma mesa. Não deve mais haver contato direto entre ele e a lâmpada.
 7. Sobre o fio que está na mesa, coloque um dos materiais de teste.
 8. Encoste a base da lâmpada (ponto metálico no fundo da lâmpada) no material acima, a fim de fechar a conexão do circuito.

9. Verifique se todos os contatos estão perfeitos e observe se a lâmpada acende ou não. Em uma tabela, anote o nome do material e o resultado (condutor ou isolante).
 10. Substitua o material por outro e retorne ao passo 7 até que todos os materiais tenham sido testados.
 RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA
Cuidado ao manejar os fios, principalmente as suas pontas, para evitar acidentes.
Disponível em: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/conteudos/view/Exp_02-Condutores_e_Isolantes/experimento-pratico.pdf

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