UM POUCO DE ASTRONOMIA


O INÍCIO

Figura 1 Índios Brasileiros

      A Astronomia é uma das Ciências mais antigas da humanidade nas civilizações mais antigas, nossos antepassados já observavam o Céu, curiosos e com sede de conhecimento, procurando explicações e respostas, sobre como surgiu o Universo. As primeiras explicações sobre o sistema cosmológico fora dada por filósofos gregos. Que fixavam a Terra no centro do Universo e tudo mais girando ao seu redor em orbitas circulares e perfeitas em um sistema geocêntrico. Porém há muito tempo ao observar o Cosmo, homens com grande curiosidade perceberam que algumas “estrelas movimentavam-se no céu em orbitas não circulares não respeitando a lógica do Universo perfeito sendo por isso batizado pelos gregos de “errantes”, assim foram conhecidos os primeiros planetas.
os seis Astra Planeta, ou estrelas errantes: Phainon, o brilhante (Saturno); Phaeton, o flamejante (Júpiter);Pyroeis, o ardente em fogo (Marte); Eosforos, que traz a aurora (Vênus matutino); Hesperos, que traz o crepúsculo (Vênus vespertino); Stilbon, Mercúrio1
     Se colocar no centro do Universo sempre fez parte da cultura da humanidade, tendo por isso contribuído para dificultar a aceitação de que a Terra é apenas mais um dos planetas “errante” que gira ao redor do Sol, que também é apenas uma estrela média que faz parte dos 200 bilhões que compõem a via láctea, que faz parte de um conjunto com outros 100 bilhões de galáxia que compõem o Universo, que os cientistas ainda divergem sobre se ele é finito ou infinito. Assim o estudo da Astronomia sempre caminhou junto com a humanidade, de acordo com cada cultura e seus costumes ao observar o céu com suas estrelas procuravam através destas representar seus mitos, suas crenças, criaturas e animais e tomar certos pontos como referencia: tinha o tempo para plantar, o tempo da colheita, o período das cheias dos rios ou das secas, em culturas distintas o céu era visto de forma diferente.
Figura 2 : Constelações
            Nomes eram dados ao conjunto de estrelas de acordo com a cultura de cada povo, isso passava de geração em geração, as estrelas também serviram de orientação nas grandes navegações.
            Os gregos assim como outros povos antigos, tinham suas explicações para a origem do Universo e assim criaram os mitos de criação com gerações de divindades e heróis que tiveram seus nomes gravados em constelações que ainda hoje prevalecem. 
            No trabalho de Ptolomeu, citando o trabalho de Hiparco, que aparecem as 48 constelações que ficaram conhecidas como as constelações clássicas. Todas elas, menos uma, ainda são parte da lista atual de constelações oficiais. As 48 constelações de Ptolomeu (escritas em nomes em latim) são:


7 heróis mitológicos: Perseus, Cefeus, Cassiopea, Andromeda, Hercules, Orion, Gemini;

7 criaturas mitológicas: Cetus, Pegasus, Hydra, Draco, Capricornus, e os dois Centauros(Centaurus e Sagittarius);
19 animais:13 terrestres: Leo (Leão), Lepus (Coelho), Lupus    (Lobo), Taurus  (Touro), Aries (Carneiro),Equuleus (Potro ou Cavalinho), Serpens (Serpente), Cancer (Caranguejo), Scorpius (Escorpião), Ursa Major e Minor, Canis Major e Minor;

3 aquáticos: Pisces (Peixes), PiscisAustrinus (Peixe Austral) e  Delphinus(Golfinho);

3 aéreos: Aquila (Águia), Cygnus (Cisne) e Corvus (Corvo);

5 pessoas genéricas: Auriga (“Carruageiro”), Boötes (Boiadeiro), Ophiuchus (Serpentário),Aquarius (Aquário), Virgo (Virgem);

7 objetos: Lyra (Harpa), Sagitta (flecha), Crater (Taça), Ara (Altar), Libra(Balança), CoronaBorealis e Australis;o ArgoNavis;o rio Eridanus;um Triângulo2

1Curso de Astronomia Geral–CCD-OBA-Volume-1-Céu-pág:24
2Curso de Astronomia Geral–CCD-OBA-V olume-1-Céu- pág:27e28 11

FARIAS, Francisco Alex de Oliveira, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UM ATRATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Monografia (Especialização em Ciências Física,Química e Biológicas) - Instituto Superior de Teologia Aplicada/ Faculdades INTA, Sobral, 2012.
Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição!!