5.O Triunfo da Astronomia

Por: Alex Farias
Ao longo da história a noção de Universo vem sendo modificada ao passar do tempo até chegar as Teorias mais Modernas e seu nascimento definitivo se dar em meados do século xx no ano de 1917 a partir do artigo de Albert Einstein que de novo vem a transformar todo o pensamento vigente .

Atualmente vivemos um período de grandes descobertas e avanços tecnológicos e em astronomia testemunhamos um enorme crescimento, que está a proporcionar feitos antes inimagináveis, assim como no século XV navios e caravelas desbravavam os Oceanos encontrando um mundo novo e atingindo novos continentes, hoje as fronteiras são outras o homem parte para a conquista do espaço, que teve seu impulso graças a disputa travada entre a União das Repúblicas soviéticas e os Estados Unidos no período da história conhecido como guerra fria4.
Devido a essa corrida pela “supremacia mundial” e a corrida para ver quem dominaria primeiro o espaço, foi investido grandes recursos e em agosto de 1957 foi lançado após várias tentativas fracassadas o R-7 o primeiro foguete de grande porte capaz de colocar artefatos em órbita ao redor da Terra ele foi desenvolvido com finalidade militar. Em 4 de outubro do mesmo ano o foguete soviético de mesmo modelo colocaria o primeiro satélite artificial ao redor da Terra, o Sputnik 1, começando assim a chamada Era Espacial.

Figura 11: Foguete 



Figura 12: sputinik

.
Figura 13: Homem na Lua


Os soviéticos continuaram bem a frente no início da era espacial e em 12 de abril de 1961 o mundo assistiu ao primeiro vôo espacial tripulado que teve uma duração de apenas 108 minutos e vê o triunfo do homem no espaço, que coube ao russo Yuri Gagarin (1934-1968): “Ele deu apenas uma volta ao redor da Terra, percurso coberto em 108 minutos, e retornou ao ponto de partida.”

A partir daí começava uma corrida entre americanos e russos para ver quem primeiro conseguiria enviar a primeira missão tripulada a Lua. Que coube aos Estados Unidos, no dia 16 de julho de 1969 marcar a historia da humanidade pela aterrissagem da nave Apollo 11 em nosso satélite natural depois de uma viagem onde foram percorridos 384 mil quilômetros entre a terra e a lua em aproximadamente três dias e meio e o astronauta Neil Armstrong seria eternizado como o primeiro humano a por os pés em solo lunar e proferiu sua celebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade.”
A viagem teve a participação de três astronautas mas somente dois iriam a superfície lunar, além de Armstrong, também pisou em solo lunar Edwin Aldrin, e a bordo do módulo de comando numa órbita lunar ficou Michael Collins. Armstrong e Aldrin permaneceram por duas horas do lado de fora da nave.
FARIAS, Francisco Alex de Oliveira, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UM ATRATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Monografia (Especialização em Ciências Física,Química e Biológicas) - Instituto Superior de Teologia Aplicada/ Faculdades INTA, Sobral, 2012.
Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição!!