4 Gravitação Universal de Newton

Por: Alex Farias
.
Figura 9. Newton

Isac Newton
O cientista Inglês Isaac Newton é considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos tendo contribuições fundamentais em Física e em Matemática, um de seus mais importantes trabalhos “Philosophiae naturalis principia mathematica ou Principia, é considerado o livro cientifico mais importante já escrito. Newton conseguiu sintetizar praticamente toda a Física de seus antecessores e em astronomia desenvolve a Lei da Gravitação Universal, explicando por que os planetas são mantidos em órbitas ao redor do Sol devido à força de atração entre eles por possuírem massa, ou seja quantidade de matéria, e além de explicar fenômenos relacionados com o movimento de corpos celestes também explica o que acontece com corpos abandonados ou postos em movimento próximo a Terra. Newton explicou a razão pela qual a Lua não cai sobre a Terra descrevendo a seguinte equação, para a Lei da Gravitação Universal:


F = G.M.m / R2
.
Figura 10. Gravitação

Onde:
F é a Força de atração
G é a constante gravitacional
M e m são as massas dos corpos que se atraem
R é a distância entre os dois corpos
Para exemplificar, a equação acima pode ser utilizada para analisar a força gravitacional exercida sobre a Lua pelo Sol e pela Terra, já que é conhecida a constante gravitacional, as distâncias e as massas dos três astros.






        O resultado nos mostra que apesar da Terra está bem mais próxima da Lua, O Sol ainda exerce uma força de atração gravitacional sobre nosso satélite cerca de duas vezes mais forte que a atração a qual nosso planeta exerce sobre a Lua. Uma comparação que também poderia ser feita, seria a da força exercida pelo Sol sobre a Terra em comparação com a força que é exercida pela Lua aqui em nosso planeta, que exerce por exemplo influência nas oscilações da maré, que dependendo da fase da lua acaba por provocar as marés cheias ou baixas.

FARIAS, Francisco Alex de Oliveira, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UM ATRATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Monografia (Especialização em Ciências Física,Química e Biológicas) - Instituto Superior de Teologia Aplicada/ Faculdades INTA, Sobral, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição!!