1. O Geocentrismo de Ptolomeu

Por: Alex Farias
 
Figura 3. Modelo geocêntrico de Ptolomeu
     O sistema Geocêntrico ou Ptolomaico, como ficou conhecido devido a Claudius Ptolomeu (85d.C._165d.C) ultimo dos grandes astrônomos gregos, responsável por construir o Modelo mais eficiente, e que prevaleceu durante toda a antiguidade e a idade média e explicava as posições dos corpos celestes através de combinações de círculos.

       O grande problema da época era explicar o movimento de alguns astros que contrariavam a lógica de um Universo perfeito corpos que forma chamados de“ estrelas errantes”3, pois em determinados pontos das suas órbitas elas pareciam parar, inverter o seu movimento, parar novamente, para depois mover-se na direção primitiva e Ptolomeu foi bem sucedido em prevê as posições dos “errantes” por isso seu modelo prevaleceu durante aproximadamente 13 séculos.

 
Figura 4. Ptolomeu
          Ptolomeu, em seu modelo colocava a Terra no Centro do Universo e a partir de esferas concêntricas explicava o movimento “irregular” dos demais astros através de seu elaborado modelo astronômico. A sequência dos astros em relação a Terra era: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno que giravam todos ao redor do centro imóvel a Terra. Os planetas além desse movimento também descreviam orbitas circulares menores sobre o círculo maior que era chamado de epiciclo.
3  Estrelas Errantes: nome pelo qual eram conhecidos os planetas.

FARIAS, Francisco Alex de Oliveira, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UM ATRATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Monografia (Especialização em Ciências Física,Química e Biológicas) - Instituto Superior de Teologia Aplicada/ Faculdades INTA, Sobral, 2012.
Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição!!