quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Corrente elétrica

                                          
                 
Definição: Denominamos corrente elétrica a todo movimento ordenado de partículas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos. Corpos que possuem partículas eletrizadas livres em quantidades razoáveis são denominados condutores, pois essa característica permite estabelecer corrente elétrica em seu interior

Disponível em: http://www.dreaminc.com.br/sala_de_aula/entendendo-o-atomo/


Corrente contínua:  É o fluxo ordenado de cargas elétricas no mesmo sentido. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos,células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua.

Corrente alternada: É uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínuacujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente.










INTENSIDADE DE CORRENTE ELÉTRICA

Definimos intensidade de corrente elétrica como sendo a quantidade de carga que passa numa seção transversal de um condutor durante um certo intervalo de tempo.
Corrente elétricaÉ importante dizer que seção transversal é um corte feito no fio para medir, como num pedágio, quantos elétrons passa por ali num intervalo de tempo.
Portanto, podemos escrever que:
Corrente elétrica
UNIDADES NO SI:
Q = carga elétrica >>>> Coulomb (C)
Delta t = intervalo de tempo >>> segundo (s)
i =  intensidade de corrente elétrica >>>Coulomb por segundo (C/s) = Ampere (A)
>>>> FREQÜENTEMENTE UTILIZAMOS SUBMÚLTIPLOS DO AMPERE.

Um comentário:

Deixe sua contribuição!!